2 de março de 2011

ESSE É UM CÁLICE PRA BEBER

O rádio continua sendo uma das formas mais eficazes para a pregação do Evangelho no mundo. Hoje quero publicar aqui uma mensagem pregada pelo rádio. É com prazer que apresento:

Isac Corrêa Rodrigues (filho, o autor)

Os evangelistas nos contam que, horas antes de entregar sua vida para ser crucificado, Jesus foi levado a orar com seus discípulos, no Jardim do Getsêmane, um local na base do Monte das Oliveiras, em Jerusalém. Naquela madrugada de sexta-feira a angústia de Jesus era terrível. Ele havia confessado a alguns discípulos: “A minha alma está profundamente triste até a morte”. Jesus se sentia moído em seu corpo e em suas emoções. Ele sabia que em breve o traidor o entregaria com um último beijo. Como se não bastasse, os discípulos não resistiam mais acompanhá-lo na vigília. Eles não estavam preparados para o que ia acontecer: o seu Mestre deveria ser levado à cruz. Em meio a tanto sofrimento, prostrado no Jardim, Jesus clamava ao Pai, suando sangue. Sua petição agonizante, repetida três vezes com o rosto em terra, deixou, por alguns momentos, os céus em grande suspense: "Pai, se queres, passa de mim este cálice."

Esta passagem mostra com uma sensibilidade aterradora a natureza do nosso querido e surpreendente Jesus. É uma das mais significativas e reveladoras passagens de toda a Bíblia. No mais absoluto silêncio daquela noite, em um local oculto de Jerusalém, estava sendo travada a maior batalha de todos os tempos: a luta do Deus verdadeiro, que se fez como um de nós por amor, resistindo à sua própria natureza humana.

Amigo ouvinte, Cristo Jesus também sofreu, mesmo sendo verdadeiro Deus. E talvez, nesta manhã você também esteja sofrendo. Talvez você já não acredite que a felicidade exista. Mas esta pode ser a manhã mais importante da sua vida! No caso de Jesus, o motivo do sofrimento era o plano de Salvação que só Ele poderia concluir. Seu destino era morrer por você. Quem sabe, no seu caso, o sofrimento tenha um motivo bem diferente. Você cometeu erros e está pagando por isso. Ou talvez você esteja doente, ou dependente de algum vício, ou foi magoado por uma pessoa que ama. Mas preste atenção: Jesus sentiu a dor exatamente como você a sente! Em seu próprio coração, em sua própria mente, em seu próprio corpo. Ele passou pela dor lancinante do abandono de todos, da traição, do escárnio e da tortura física.

A primeira frase da oração de Jesus é consoladora. Ela revela que até a mais correta das pessoas ainda é humana e está suscetível ao sofrimento. Entretanto, ainda há uma segunda verdade essencial na oração de Jesus. O seu clamor não parou na primeira frase. Jesus fez uma oração completa: "Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua." A lição que tiramos disso é que, por mais que a situação esteja difícil, o segredo do escape sempre estará em seguir a Vontade do Pai. Não a vontade própria. Talvez você esteja sofrendo unicamente por que seguiu os seus próprios desejos, ou o de suas companhias. Mas tente perguntar a Deus o que Ele quer! A resposta dEle já é conhecida. Se encontra em 1Timóteo 2 e 4: "Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador: Ele quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade."

Amigo, eu não sei qual a origem do seu sofrimento. Mas talvez a sua dor seja o ponto decisivo para que você finalmente conheça a verdade. Por isso, receba Jesus como seu Salvador. Ele não está a procura de pessoas perfeitas. Deus procura o errado e o incerto, o desorientado e o inseguro. Porque são através desses que o seu Amor irá se revelar em toda sua plenitude.

Jesus deseja ser o teu conforto. Jesus quer ser o teu pastor, te cuidar e te levar a águas tranquilas. Jesus tem interesse em te tirar da confusão de sentimentos e hábitos deturpados, em te arrancar do domínio de Satanás e te trazer para a luz. Ele está te convidando a seguir seu exemplo: como homem, ele sentiu na pele a agonia, e como Filho de Deus Ele soube dizer não à vontade da carne. Como homem, ele conhece as tuas misérias e, como Deus, Ele conhece o teu coração e sabe exatamente o que deve ser mudado.

Todos nós temos o nosso Getsêmane. Para cada pessoa ele irá passar de um modo diferente. Porém, a verdade é que para todos a dor será sempre insuportável. Mas você não precisa mais passar o Getsêmane sozinho. Jesus passou só, quando os discípulos o abandonaram. Mas agora ele tem interesse em acompanhar você na provação! A única atitude que você deve tomar é a de completar de maneira certa a sua oração. Não se detenha somente em pedir que o sofrimento acabe. Siga adiante e decida aceitar a Vontade de Deus. Porque depois de se esvaziar da sua vontade humana, Jesus foi exaltado. E da mesma forma como aconteceu com Ele, você irá ressurgir da morte!

Curiosamente, o nome Getsêmane significa "prensa de azeite". O nosso Jesus foi levado à esta prensa por Deus-Pai. Sobre isso, Isaías profetizou, séculos antes, que o Pai se agradaria em moer o seu Filho, fazendo-o enfermar. Ora, como pode um Pai se agradar no sofrimento do próprio filho? Mas Deus viu que esse era o único modo pelo qual a humanidade poderia ser salva. Ele amou o seu Filho Jesus, mas também amou o mundo inteiro, a ponto de entregar Jesus para a minha e a tua Salvação. Jesus foi moído, como o fruto da Oliveira, para produzir o azeite que cura o teu ferimento.

Prezado ouvinte, não deixe para amanhã. Aceite o cuidado desse Deus que conhece a tua humanidade. Se você quer alívio da dor, por favor, eu te convido a fazer esta oração. Se desejar, repita comigo, no lugar onde você estiver:

Santo Deus, em nome de Jesus eu me coloco na tua Presença. O sofrimento tem sido difícil. A espera tem sido cruel. Mas Senhor, eu quero aceitar a Tua vontade. Independente de onde eu possa parar, eu aceito beber este cálice amargo, e peço forças nesta dificuldade que tenho enfrentado. Dá-me a coragem para seguir a tua Vontade. Quero aceitar o cuidado do Teu Filho Jesus, e creio que Ele é suficiente para mim. Desejo depositar os meus cuidados humanos e a minha vontade aos teus pés. Eu me comprometo a Te seguir, e convido o teu Espírito Santo a habitar o meu coração e me guiar nesse Novo Caminho.

Obrigado, Pai, pois já me sinto seguro. Creio que tu deste início a uma grande mudança da minha vida. Eu agradeço pela tua Graça e teu Amor, Amém.

Um comentário:

  1. e verdade outro dia eu estava num local que nao pega telefone nem tem energia e os irmaos estavam ouvindo radio a pilhar ou a bateria e ouvindo o evangelho!

    local distante uns 20 km da civilizaçao!

    ResponderExcluir