12 de junho de 2010

A COPA DOS PERSEGUIDOS

O dia é 15 de junho de 2010 e gritos se ouvem por nosso país, de norte a sul, leste a oeste. Bandeiras, festa, empolgação: o Brasil acaba de marcar seu primeiro gol em sua estreia na copa da África do Sul contra a Coreia do Norte. Será que seremos campeões mundiais pela sexta vez?

Na mesma hora, lá na Coreia do Norte, enquanto grande parte das pessoas lamentará o gol tomado, outra parte não saberá sequer que há um jogo de futebol acontecendo. Eles estão presos. Seu crime? Crer em Cristo e não esconder isso de ninguém. Na Careia do Norte, o líder diz que é deus e proíbe que se creia em Deus.

Alguns dias antes - dia 11 no sul do México, dia 12 na Nigéria e dia 13 na Argélia - algo parecido terá acontecido com nossos irmãos: cada um desses países participará da Copa, mas será difícil para os cristãos verem o jogo.

No sul do México, autoridades corruptas prendem pessoas que, por causa de sua conversão a Jesus, não se deixam ser extorquidas. Na Nigéria, a religião do norte oprime os cristãos no sul. Na Argélia - terra de pais da igreja, como Cipriano, Tertuliano e Agostinho - nossos irmãos também são perseguidos pela religião dominante.

Nesses quatro países, nossos irmãos não terão condições de se entreter com a Copa do mundo. Aliás, entretenimento não faz parte do dia a dia deles. Entre eles, a única coisa certa é a escolha entre retroceder e continuar na fé: retroceder e se ver livre de ameaças; continuar e enfrentar hostilidades. Nessas circunstâncias, a gente só tem tempo para ser essencial, não dá para se entreter.

Não, eu não sou contra torcer pelo futebol. Apenas reconheço que não dá para comparar a importância das coisas. Por isso, nesta edição da revista, o convite é bem simples: mesmo torcendo pelo hexa, vamos ordenar corretamente as nossas prioridades. Vamos dedicar nossa real atenção àquilo que tem real importância: o zelo por nossos irmãos, o compromisso com a unidade do Corpo, a adoração e a devoção ao Senhor.

Que esses quatro países simbolizem os 50 que enfrentam circunstâncias parecidas, e
que junho de 2010 fique marcado em nossas vidas como o mês de Copa do mundo em que nós priorizamos os cristãos perseguidos.

Douglas Mônaco, Auditor Interno Portas Abertas Internacional.
Editorial da revista Portas Abertas, Vol. 28, Número 6, da Missão com mesmo nome.

Foto: crianças jogando futebol no norte da Nigéria.

www.portasabertas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário