22 de maio de 2009

Missões e Evangelismo - VII

Formas de Evangelismo Pessoal

São várias. Algumas delas são bem conhecidas:


Encontros – Em lugares públicos, como ruas, praças, ônibus, estádios e muitos outros.

Visitas – Nos lares, nos hospitais, presídios, asilos, orfanatos.

Folhetos – Podem ser entregues nos lugares acima, durante uma visita ou durante um encontro. Existem folhetos para todos os temas, nas diferentes épocas do ano.

Cartas – O correio é uma forma eficaz na remessa de cartas para quem conhecemos. Pode-se mandar imprimir uma carta, tipo circular, para, no caso, ganhar tempo e agilizar o evangelismo. Os que pouco talento tem de realizar um outro tipo de evangelismo, usam cartas em seu trabalho de evangelização. Junto à carta pode ser remetido um folheto escolhido. As cartas podem ser direcionadas também a empresários, com uma mensagem especial, aos desviados, donas-de-casa, viajantes, drogados.

Telefone – Um modo prático de anunciar o evangelho. O evangelizador dá o motivo da ligação e pergunta se a pessoa do outro lado da linha deseja ouvir uma mensagem evangelística. Ou, quando alguém liga para o evangelizador, ouve uma mensagem pré-gravada. Existem também os serviços de tele-mensagem (evangelística) – quando alguém deseja que seja entregue um mensagem a um amigo, a um aniversariante.

Jornal – Outro modo prático de evangelismo, um evangelismo silencioso. O evangelizador apenas distribui o jornal entre as pessoas, pelo correio, de casa em casa. O jornal pode ser sustentado pela igreja local, ou por anunciantes. Se se trata de evangelização, o jornal não pode ser vendido. Sua distribuição é gratuita.

Cartões, marcadores de livros, etc – O cartão postal colorido com versículo bíblico é uma bela maneira de evangelização, bem como os marcadores de livros. É uma das formas mais agradáveis de evangelizar. Há pessoas que fazem grandes coleções de cartões postais. Todos nós gostamos de receber um cartão postal.

Novos Testamentos, livretos – Os Novos Testamentos e os livretos coloridos em tamanho miniatura são bem receptivos. Quantos têm se convertido ao Senhor ao lerem o Novo Testamento! Um livreto com uma mensagem impressa pode motivar o leitor a procurar a salvação. Há mais de 100 anos os Gideões Internacionais imprimem o Novo Testamento e os distribui no mundo todo.

Figurinhas – Geralmente essas figurinhas coloridas com versículos bíblicos, que retratam paisagens, animais domésticos, flores, com versículos bíblicos, são distribuídas às crianças, em quem notamos grande prazer. Na fase adulta, jamais esquecerão essas coisas boas, e guardarão também a Palavra de Deus. Aquele verso bíblico pode fazer a maior diferença em suas vidas!

Música – Aos que amam a música, podem aproveitar o bom gosto para presentear os amigos com CDs de música que falam da salvação.

Teatro – Teatro de rua, teatro de fantoches para crianças, apresentações ou jograis, tudo tendo como tema a salvação de Jesus, aos adultos e às crianças.

Internet – Uma forma sofisticada de pregar o evangelho. Quantos dos nossos irmãos se ocupam disto! Quantas respostas!

Alto-falantes – Há quem use o alto-falante no carro, numa bicicleta, num caminhão, numa árvore, para tocar hinos e pregar a Palavra. Sempre há quem possua bom gosto por este tipo de evangelização.

Cursinhos – São enviados pelo correio. São divididos em lições. O evangelizado faz os testes e recebe um certificado de conclusão. Quem tem gosto por este tipo de evangelização pode até aprimorar os cursinhos, colocando capinhas, criando logotipos, cartões de apresentação, envelopes personalizados e lembrancinhas.

Camisetas com versos bíblicos – Muito comuns, utilizados por jovens na evangelização. Aqui entram também os bonés. Os Semeadores da Sociedade Bíblica do Brasil usam essas camisetas e bonés.

Faixas, cartazes, letreiros em muros, painéis, “out-door” – Formas práticas de evangelização. Facilidade na visualização.

Rádio e televisão – São meios eficazes que alcançam as massas, porém a evangelização pelo rádio e pela televisão deve ser pessoal.

CD Rons – Hoje em dia as pessoas são muito afoitas ao computador. Os CDRom's com a mensagem da Palavra de Deus, gravuras, fotos, música, ou até mesmo cursos bíblicos, são ótimos para este momento. Os CDRom's podem ser produzidos nos computadores, em casa mesmo, bastando a utilização de programas apropriados (Visual Basic, por exemplo).

Os Temas Usados - São os mais diversos possíveis: Ano Novo, Páscoa, Finados, Crianças, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, e muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário