20 de maio de 2009

Missões e Evangelismo - V

O Evangelismo Pessoal

Cada crente salvo tem sua missão. Como falamos, cada um tem uma forma diferente de fazer a obra do Senhor. Na Palavra de Deus podemos ver em Filipe o evangelista cujas qualidades sãos as normas que o Espírito Santo poderá desenvolver em todos nós:

Obediência – “E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto. E levantou-se e foi...”, At 8.26, 27 a.

Comunicação – O Espírito Santo achou com quem Ele pudesse se comunicar. At 8.29: “E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro”.

Diplomacia – Os pés de Filipe são velozes para obedecer ao Espírito Santo. At 8.30: “E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaias e disse: Entendes tu o que lês?” O eunuco conseguiu ganhar a simpatia de Filipe, convidou-o a subir e sentar-se junto dele. Diplomacia: tratar com delicadeza ou finura.

Conhecimento das Escrituras – At 8.35: “Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus”. No evangelismo pessoal, o evangelizador tem por obrigação de conhecer a Palavra de Deus.- Autoridade – At 8.37: “É lícito, se crês de todo o coração”, palavras ditas ao eunuco ao ter pedido a Filipe: "Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?” (verso 36). Filipe pôde dizer ao Eunuco que o seu batismo era lícito, uma vez que tinha toda autoridade para anunciar o evangelho.

Humildade – At 8.39: “E, quando saíram da água, o Espírito Santo arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho”. O eunuco achou-se sozinho; daquele momento em diante dependeria somente do Senhor. Era preciso que Filipe desaparecesse (simbolizando a humildade) para que Cristo aparecesse ao eunuco.- Usável – Filipe, voltando do arrebatamento, se achou em Azoto, usado por Deus! “... e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia”, At 8.40. (O arrebatamento de Filipe foi de um lugar para o outro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário