19 de maio de 2009

Missões e Evangelismo - IV

Tipos de Evangelismo

A palavra estratégia tem a ver com o militarismo, que é a “arte de planejar e executar movimentos e operações de tropas, navios, aviões visando a alcançar ou manter posições relativas e potenciais bélicos favoráveis a futuras ações táticas sobre determinados objetivos” (dicionário Aurélio). No evangelismo podemos dizer que, estratégia é a “arte de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos”; “arte de explorar condições com o fim de alcançar objetivos específicos” (Aurélio).Que condições ou que meios disponíveis podemos aplicar no evangelismo?


Evangelismo Eficiente - O evangelho de Jesus é sempre eficiente, o Evangelismo nem sempre. Alguém poderá fazê-lo de forma errada. Para o evangelismo ser eficiente, o evangelizador ou o evangelista precisa ser transformado por Cristo, ter chamada e exercer sua missão. A forma como o evangelizador vai evangelizar vai depender da sua vocação ou do talento recebido. Nem todos os evangelizadores têm o mesmo talento, embora sejam de fato evangelizadores.

Evangelismo Agressivo - O evangelho de Jesus não usa a agressividade, desrespeitando a alma perdida. Evangelho agressivo é a forma que se usa para dizer que o trabalho de evangelização não é uma tarefa passiva. O evangelizador não pode ser imprudente ou impulsivo, chegando a ter falta de paciência com as almas, mandando-as para o inferno, sem explicar o que é a perdição ou o que é o inferno. Jesus demonstrou amor e o mesmo o evangelizador deve ter.

Evangelismo Bíblico - É preciso pregar a Bíblia Sagrada. É melhor darmos para o perdido um versículo que seja, que fale da necessidade da salvação, do que falarmos demais palavras que são exclusivamente nossas e que pouco irão ajudar. A eficiência de um versículo só fará o que as muitas palavras não poderão fazer. Os folhetos produzidos pela Sociedade Bíblica do Brasil contém somente versículos da Bíblia. As mensagens pregadas, usando nosso vocabulário, devem ser inspiradas e baseadas em versículos bíblicos.

Evangelismo Apaixonado - As almas devem ser amadas. Assusta ao perdido ouvir o evangelizador dizer: “Já falei toda a verdade, agora estou livre do teu sangue!”. Ao que chorava, Jesus dizia “Não chores”; ao que temia, Jesus dizia “Não temas”. Jesus via as almas, amava-as e salvava-as. O fundamento continua sendo o amor de Deus. Se nos faltarem as palavras, oremos. Se não tivermos talento, Deus terá compaixão de nós e usará outra forma para evangelizarmos, conquanto que, o que tivermos que fazer seja com gosto, com amor.

Evangelismo Específico - São os evangelismos especializados. Por exemplo: o evangelismo para universitários poderá ser feito por universitários crentes. Professor crente para seus colegas não crentes. Juízes, advogados, médicos, agricultores crentes para colegas não crentes. Outros evangelismos especializados: irmãos que evangelizam nas prisões; irmãs que evangelizam durante o dia nos lares, ou irmãos que evangelizam famílias, nos lares, à noite (os maridos estão em casa); grupos que evangelizam nos hospitais, nos quartéis. Estas e outras estratégias poderão ser usadas. As estratégias devem ser bem dosadas com sabedoria, sem invasão de privacidade, sem desrespeito para que não haja a fuga da pessoa, ou pessoas, que estão sendo evangelizadas. A primeira grande coisa que o evangelizador deve fazer é conquistar a amizade das pessoas, tornando-se um amigo, sem misturar-se com as práticas mundanas. Jesus comia com os pecadores, mas não praticava os seus pecados. Os pecadores e os seus pecados nunca contaminaram Jesus. O que Jesus queria era a alma deles. Assim deve ser o evangelizador. As garças que se entram no banhado mantém suas penas sempre limpas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário