18 de maio de 2009

Missões e Evangelismo - III

As Obrigações do Semeador

Planta a boa semente da Palavra de Deus no coração dos pecadores, Lc 8.11; 1Co 3.7; Ec 11.6. É preciso plantar a verdadeira semente, a Palavra de Deus, e não discursos ou palavras que nada valem. Aqueles que semeiam contendas entre irmãos, ou aqueles que difamam a obra do Senhor para o ímpio, semeiam sementes venenosas – não é uma boa semente.

Rega a boa semente, 1Co 3.7, até que ela cresça, Ec 11.6. O novo convertido precisa ser assistido, para que não morra. A plantinha nova precisa ser regada continuamente, até que cresça e viva por si mesma, alimentando-se do sol e dos meios em que o ambiente a favorece.

Ora pela almas, Ez 22.30. Alguém um dia orou pela alma do então semeador, o ganhador de almas. Assim ele fará, da mesma forma, quando orar pelas almas perdidas.- Sofre por Jesus, Mt 5.11,12; At 21.12; 5.41,42. O semeador, quando encarregado de pregar o evangelho em terrenos dificultosos, enfrentará sofrimentos que, certamente, virão ao seu encontro. Ao deixar a família, o lugar onde nasceu, sua cidade, para viver num lugar distante, só isto já se torna também num tipo de sofrimento.

Faz a colheita de almas, Jo 4.35. Todo aquele que semeia a boa semente, ainda que demore semeando, haverá de colher o que semeou. Os grandes trabalhos que hoje dão muitos frutos são resultados de longos tempos de semeadura. O semeador que semear pouco vai colher pouco. A abundância ou não da colheita sempre é proporcional à quantidade semeada.

É fiel, Tg 1.12; se preocupa com as almas, 1Ts 3.4,5. Sempre haverá o perigo do inimigo roubar a semente semeada no coração daqueles que foram ganhos para Jesus. O inimigo nunca dorme, sempre está à espreita tentando tirar do coração das pessoas o que de bom e de melhor elas receberam.

A Noite Vem


“A noite vem quando ninguém poderá trabalhar”, Jo 9.4.

As noites que Deus criou no princípio foram para o descanso físico do homem, para que, no amanhecer, ele estivesse revigorado para um novo dia de trabalho. A noite, biblicamente falando, fala do tempo em que as oportunidades de pregar o evangelho terão fim. Seja por meio das perseguições, seja no fim desta presente dispensação, a dispensação da Graça. “Lança o teu pão”, Ec 11.1.

Fala do sacrifício do semeador.“... tempo e fora de tempo”, Ec 24.2

Fala daquele que tem tempo para fazer a obra do Senhor e daquele que não tem tempo também. “E disse o Senhor: Qual é, pois o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier, achar fazendo assim”, Lc 11.42,43.

Nenhum comentário:

Postar um comentário